Instituto Municipal de Administração Pública

Administração Pública Deliberativa

Olá, colega do IMAP;  Olá, Cidadã(o)

Essa biblioteca sobre o campo disciplinar da “Administração Pública Deliberativa” que o IMAP disponibiliza a todos os interessados visa tornar acessível uma produção ainda não muito conhecida no Brasil e que interessa a todos, cidadãos e servidores públicos de todas as escalas  da administração pública no nosso país.

Como sabemos, o atual momento das nossas sociedades exige cada vez mais da ação do Estado. Mesmo que em todas as manifestações que vem acontecendo, desde a primavera árabe, o movimento ocupe Wall Street, os movimentos que atingem a Europa pressionada pelos programas de austeridade, a América Latina e, em particular, o Brasil, os cidadãos teçam críticas à ação do Estado buscando melhoria na qualidade dos serviços e mais participação nas decisões públicas, o Estado também é a solução! Essa é a grande verdade! O Estado é responsável por  grande parte das soluções que buscamos!

Esse fato impõe mudanças significativas em nossa  atuação. Exige reconhecer que os governos não possuem, sozinhos, todas as respostas; é necessário dialogar, discutir, conversar e propor juntos . Juntos com os cidadãos, que conhecem a realidade que lhes cerca e possuem propostas de solução aos problemas coletivos, e com os servidores que estão na estrutura do Estado, possuem conhecimento acumulado mas estão diante de novos e complexos desafios. Essa é a proposta da Administração Pública Deliberativa. A PMC através do IMAP vem trabalhando nessa linha desde 2013, estabeleceu uma parceria com professores da Universidade Autônoma de Barcelona(Espanha), cujos textos estão disponíveis, e vem formando os servidores numa perspectiva de transformação da nossa atuação.

Essa é uma proposta que reconhece a insuficiência da democracia representativa para encaminhar as soluções que todos nós desejamos para um país mais justo, mais consciente de suas possibilidades e da riqueza que é cada cidadão!  A formação sobre esse tema será continuada; assim venham discutir conosco. Boa leitura a todos.