Instituto Municipal de Administração Pública

Estrutura da PMC

A estrutura organizacional na Prefeitura Municipal de Curitiba – PMC refere-se ao modo como as atividades da organização são definidas, divididas, organizadas e coordenadas. Quando estivermos falando de estrutura, vamos estar sempre falando da vida da organização, de sua missão, sua política, de seus produtos e serviços, do perfil profissional das pessoas que nela trabalham, do jeito que ela se organiza para dar conta do seu funcionamento. 

Atualmente, a PMC possui 36 órgãos e entidades da Administração Municipal, compreendendo os Órgãos/entidades da Administração Direta e Indireta, Organizações Sociais e Serviço Social Autônomo.


A Prefeitura Municipal de Curitiba está organizada em:

20 Órgãos da Administração Direta;
11 Órgãos da Administração Indireta entre Autarquias, Fundações e Sociedades de Economia Mista;
03 Paraestatais, conforme organograma abaixo (clique na imagem para ampliá-la)

Oranograma fevereiro 2017


ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Órgãos de Assessoramento
Gabinete do Prefeito – GAPE
Gabinete do Vice-Prefeito – GVP
Secretaria do Governo Municipal – SGM
Procuradoria Geral do Município – PGM
Secretaria Municipal da Comunicação Social – SMCS

Órgãos de Natureza Meio
Secretaria Municipal de Planejamento e Administração – SEPLAD
Secretaria de Informação e Tecnologia – SIT
Secretaria Municipal de Recursos Humanos – SMRH
Secretaria Municipal de Finanças – SMF

Órgãos de Natureza Fim
Secretaria Municipal da Educação - SME
Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude - SMELJ
Secretaria Municipal da Saúde – SMS
Secretaria Municipal do Abastecimento – SMAB
Secretaria Municipal da Defesa Social – SMDS
Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA
Secretaria Municipal de Obras Públicas – SMOP
Secretaria Municipal do Urbanismo – SMU
Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos – SMAM
Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego – SMTE
Secretaria Municipal de Trânsito – SETRAN

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

Autarquias
Instituto Municipal de Turismo – CURITIBA TURISMO
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC
Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP
Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba – IPMC

Fundações
Fundação Cultural de Curitiba – FCC
Fundação de Ação Social – FAS
Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – FEAES – CURITIBA

Sociedades de Economia Mista
Companhia de Habitação Popular de Curitiba – COHAB – CT
URBS – Urbanização de Curitiba S. A.
Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – CURITIBA S.A.
Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A – ACD

Paraestatais
Instituto Curitiba de Informática – ICI
Instituto Curitiba de Saúde – ICS
Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC

Curitiba e suas Regionais

No que se refere à questão territorial, Curitiba está dividida em 10 Administrações Regionais que tem como objetivo a descentralização da Prefeitura Municipal de Curitiba.
1. Administração Regional Boa Vista
2. Administração Regional Bairro Novo
3. Administração Regional Boqueirão
4. Administração Regional Cajuru
5. Administração Regional CIC
6. Administração Regional Matriz
7. Administração Regional Pinheirinho
8. Administração Regional Portão
9. Administração Regional Santa Felicidade
10. Administração Regional Tatuquara

As Administrações Regionais permitem uma atuação intersetorial alinhada às diretrizes traçadas pelo município, mantendo capacidade gestora para solucionar demandas e propor avanços voltados à melhoria da qualidade de vida da população contando ainda, com a sua efetiva participação.